JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Consulta do valor do IPVA está disponível na internet

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo divulgou o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 na terça-feira (3).

Proprietários de veículos registrados no Estado poderão realizar a consulta em terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos. Também possível verificar diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (CLIQUE AQUI).

Para verificar o valor, basta informar o número do Renavam e a placa do veículo. Além do IPVA, será disponibilizado o valor venal do automóvel para 2023 no Sistema de Veículos (Sivei).

Os proprietários dos veículos poderão pagar em uma única cota ou parcelar o valor, inclusive com cartão de crédito, seguindo a data de vencimento da placa. 

A quantidade de parcelas a serem disponibilizadas varia de três a cinco, a depender do valor total do imposto, sendo R$ 68,52 o mínimo a ser pago por mês. Aqueles que realizem o pagamento à vista em janeiro terão direito a 3% de desconto no valor, redução menor do que os 9% oferecidos em 2021. 

Para quem optar pelo parcelamento, o governo de São Paulo publicou o calendário de pagamento das parcelas do imposto. O primeiro vencimento está programado para 11 de janeiro, para proprietários de carros com placa final 1 que pagarem à vista.

O valor do imposto é reajustado de acordo com a valorização de veículos no Estado, que foi de cerca de 10,77%, de acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento. Motoristas poderão fazer a consulta do valor no site da secretaria, na página Sistema de Veículos (Sivei).

Quem não realizar o pagamento fica sujeito a multa, suspensão do uso de crédito da Nota Fiscal Paulista, bloqueio no licenciamento e até apreensão do veículos.

Cerca de 18 milhões de veículos deverão realizar o pagamento do IPVA, o que deve gerar uma arrecadação de mais de R$ 23 bilhões. Confira o calendário: