O caso se deu na quinta-feira (2). Segundo a mulher de 51 anos de idade, a conta do Instagram da patroa dela teria sido invadida.
Por meio de mensagens da rede social uma pessoa se passou pela patroa, prometeu pagar até R$ 17 mil caso ela efetuasse um Pix inicial de R$ 1 mil, numa conta indicada por quem aplicava o golpe.
A mulher acabou por transferir o valor pedido, porém, efetuado o Pix, o valor prometido não entrou na conta da vítima, que estranhou e ligou para a patroa, a qual lhe disse que que sua conta no Instagram tinha sido invadida.
Restou à mulher registrar queixa de estelionato na Delegacia de Polícia de Piedade. O delito segue sob apuração.
Os golpes de pirâmide são um esquema de negócios que se apresenta como uma oportunidade de obter um grande retorno econômico e que consiste em formar uma rede baseada na confiança, na qual os novos participantes que a ingressam, iludidos com a ideia de formar parte de um modelo de negócios atrativo, devem investir dinheiro e captar novos investidores que queiram fazer parte dessa rede.
Com o dinheiro investido pelos novos participantes, os golpistas pagam aos mais antigos. Ou seja, os lucros que os participantes obtêm vêm do dinheiro de novos investidores, não de um investimento legítimo ou da venda de um produto. Clique aqui para saber mais sobre este tipo de crime.