JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

quinta-feira, 16 de março de 2023

Piedade (SP) fica em 3º lugar entre os maiores fornecedores de cebola da Ceagesp

Há pouco mais três décadas Piedade era considerada a "Capital Nacional da Cebola" pela hegemonia na produção da planta, mas hoje, o município é conhecido pela diversidade agrícola, com mais de 100 variedades cultivadas em nosso solo.


A força da agricultura piedadense é novamente destaque no maior entreposto de alimentos in natura da América Latina, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), da capital paulista.

Segundo matéria publicada no site da autarquia federal, a cebola nacional teve em 13 de março de 2023, segunda feira, cotação média de R$ 2,73/kg no atacado.

Com oferta estável ao longo do ano, em 2022 um total de 91.349 toneladas deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo. 

A líder em entregas foi Aurora (SC), que entregou 16.183,78, seguida pela goiana Cristalina (12.209,06) e a paulista Piedade (7.368,82) fechando o pódio. Duas cidades catarinenses, Ituporanga (7.130,96) e Alfredo Wagner (4.596,32), ficaram respectivamente em quarto e quinto lugares, com as 3.690,78 toneladas vindas da mineira Perdizes fechando o ranking.

Origem - Com provável origem na Ásia Central, é cultivada há muito tempo em países como Índia e China. Veio ao Brasil nos mesmos navios que iniciaram a colonização portuguesa nestas terras. É cultivada em praticamente todo o território brasileiro, à exceção da Amazônia.

Parente  de alho, alho-poró e cebolinha, tem no bulbo sua parte mais consumida e pode ser redondo, achatado ou em forma de pera, nas cores amarela, branca ou roxa. Entre seus benefícios, está a grande quantidade de vitaminas A, complexo B, C e E. Também tem minerais e minerais como ferro, cálcio e potássio.

Fonte: CEAGESP