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sábado, 15 de abril de 2023

Estelionatário invade celular de cliente bancário e furta quase R$ 10 mil

A vítima, um homem de 42 anos de idade, prestou queixa nesta sexta-feira (14), do estelionato ocorrido no dia anterior,  ocasião em que perdeu R$ 9.900.

De acordo com o registro policial, o golpe teve início com uma mensagem SMS cujo texto dizia que haveria pontos a resgatar de seu cartão de crédito Livelo.

Pensando se tratar de algo legítimo, o cliente entrou em contato com canal indicado pela administradora do cartão e foi solicitado o número de seu CFP e de seu celular, o que foi feito, porém, ao pedirem a senha do cartão, a vítima desconfiou e não passou.

Em seguida o homem recebeu uma ligação via WhatsApp com perfil falso do banco em que mantém sua conta corrente. Nela uma pessoa que se passou por funcionário do banco disse que a conta da vítima tinha sido invadida e seria preciso baixar o aplicativo  (APP) GetScrenn, para proteger sua conta de um possível roubo, o que foi feito.

Vale ressaltar, que tal aplicativo (Getscrenn) é uma ferramenta virtual que permite que alguém acesse remotamente, de outro aparelho, notebook ou similar, o celular ou computador da vítima, portanto, em hipótese alguma deve-se fazer o que estes desconhecidos determinam.

Com o APP instalado o estelionatário pediu para o cliente fazer a leitura de um QR Code e depois disto o aplicativo do banco desapareceu da tela do celular da vítima, que desinstalou imediatamente o aplicativo, porém, já era tarde, pois, havia sido feita uma transferência de R$ 9.900 para uma outra conta.

A constatação do prejuízo se deu no mesmo dia, com a vítima comparecendo na agência onde tem sua conta e lá soube ainda que o hacker estelionatário tinha agendado um outro Pix , este de R$ 4.900 para o dia seguinte. Esta segunda transferência foi bloqueada.

O caso segue sob apuração por parte da Polícia Civil e das instituições financeiras usadas para aplicar o golpe.