sexta-feira, 19 de abril de 2024

Câmara inicia segunda-feira (22) julgamento de processo em desfavor do Prefeito de Piedade

O Presidente da Câmara Municipal de Piedade, vereador 
Wandi Augusto Rodrigues,  convocou para a próxima segunda-feira (22) às 9h30mina sessão para votação do relatório final que apura  possíveis infrações político-administrativas praticadas pelo Prefeito Geraldo Pinto de Camargo Filho.

A denúncia 1/2023 foi protocolada pela cidadã Roseli Mendes Correa em 8 de fevereiro de 2023, e desde então, um longo processo de teve início do legislativo piedadense. No dia 27 de fevereiro os vereadores por maioria de votos, 7 a favor e 6 contrários, decidiram pelo acolhimento da denúncia.

Nestes pouco mais de 13 meses, a Comissão Processante formada pelos vereadores Valdinei Aparecido Mariano Franco (Presidente), Caio Cezar da Silva Martori (Relator) e Mauro Vieira Machado (Membro), conduziu os trabalhos para apurar a denúncia de 83 nomeações de servidores, sendo que desses 69 (sessenta e nove) foram em cargos, exclusivamente, em comissão e 14 (quatorze) contemplam servidores efetivos em cargos que não estavam lotados nos exercícios de 2019/2020, ocasionando aumento das despesas com pessoal. (CLIQUE AQUI para acessar a íntegra do relatório final do processo legislativo).

Outros pontos apurados foram possíveis nomeações que não teriam seguido os critérios estabelecidos no na Constituição Federal (artigo 37 da CF/1988), que possibilita a nomeação, exclusivamente, para cargos em comissão de: direção, chefia e assessoramento, e que a maioria dos servidores foram nomeados para cargos de supervisão e coordenação, sem o grau de escolaridade ou qualificação técnica necessária para o exercício da função, os quais inclusive exercem função de servidores efetivos, ou seja função técnica, além de nomeações no período que estavam vedadas pela Lei Complementar 173/2020, em municípios afetados pela calamidade pública da Covid-19.

A Câmara de Piedade tem sua sede à Rua Eurico Cerqueira Cesar, 160, centro.

Enviamos questionamento à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Piedade, para que fosse expedido um pronunciamento do Prefeito Geraldo Pinto de Camargo Filho e, até o momento da publicação de tal matéria não havíamos recebido resposta.