JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

terça-feira, 9 de julho de 2024

Cebola Paulista: Clima quente afeta safra inicial, mas perspectivas são positivas

A safra de cebola em São Paulo ainda não atingiu seu pico, mesmo com as quatro principais regiões produtoras do estado em colheita.

As altas temperaturas de abril e início de maio, cerca de 5°C acima da média, causaram a bulbificação precoce das cebolas, resultando em grande volume classificado como caixa 2, principalmente nas primeiras áreas colhidas, as mais afetadas pelo clima.

Segundo publicação do site HFBrasil, apesar de Piedade e Divinolândia já estarem colhendo há algumas semanas, a produção ainda é limitada. Em Divinolândia, alguns produtores estão colhendo bulbos verdes para aproveitar os preços altos. Nas outras regiões, como São José do Rio Pardo e Monte Alto (onde a colheita começou na última semana), a produtividade inicial também é baixa devido ao clima.

As expectativas para o restante da temporada são melhores. Produtores em ambas as regiões esperam que o cenário melhore em julho. A oferta limitada nesta semana (1° a 5 de julho) impulsionou os preços: a cebola amarela híbrida em Divinolândia fechou a R$ 100,00/sc de 20 kg, alta de 11,1% em relação à semana anterior. Em São José do Rio Pardo, o aumento foi de 8,3%, com preço médio de R$ 97,50/sc de 20 kg.

Fonte: hfbrasil.org.br