A primeira edição do Festival Viola Viva é atração no início do mês de setembro em Piedade, interior de São Paulo. 0 evento, que tem como objetivo valorizar e difundir a autêntica cultura caipira, acontece no domingo, dia 8, das 12h às 19h, no Parque Ecológico “Collemar de Miranda Botto”, próximo à Capela do Jacueiro, na Vila Nova Olinda. A entrada para o público é gratuita.
0s visitantes que forem ao parque terão a chance de conferir sete horas de programação, que inclui música e dança. Além disso, o espaço recebe feira de produtores, praça de alimentação e uma área especial para as crianças, o Espaço Ciranda, que oferecerá uma série de brincadeiras tradicionais e populares.
ATRAÇÕES PARA TODA A FAMÍLIA
A primeira atração cultural tem início às 12h30, quando sobe ao palco a Família “Du Catira” e a apresentação da Folia de Reis, tradicional dança do folclore brasileiro, com direito a bênção dos Santos Reis. A Família “Du Catira” ainda retorna com um número da dança da catira, a partir das 15h.
SOBRE AS OFICINAS DO PROJETO ‘SEMEADORES DA VIOLA’
Na escola rural será realizada a oficina “10 Cordas para Brincar”, com o palhaço Viola, exclusivamente para alunos de 4 a 7 anos, em duas sessões, às 9h e às 13h.
O Festival Viola Viva foi idealizado pelo músico, regente de orquestras de viola e luthier Oscar Pavesi e pelo empresário Maicon de Oliveira. Para sua organização foi criada a equipe “Viola Viva”, que reúne profissionais em diferentes frentes de trabalho. Diego Mozer é o produtor executivo do evento, enquanto Juliana Pavesi é a responsável pela produção artística.
Foto: Bruno Tadashi |
“Além de exaltar e preservar as raízes caipira tão presentes em nosso estado, o Festival Viola Viva é uma forma de promover o intercâmbio cultural entre artistas de Piedade e região; oferecer acesso à cultura para pessoas das mais diferentes classes sociais; estimular o turismo cultural e incentivar a produção artística e rural na cidade e em municípios vizinhos”, diz Oscar Pavesi.
Pavesi dedicou anos da carreira ao ensino musical de viola caipira. Fundou e foi regente da Orquestra de Viola Caipira de Tuiuti-SP, entre 2005 e 2010. Até 2022 fez parte de projetos o gênero, com apresentações em festas, festivais e programas de televisão.
Já Maicon de Oliveira é empresário no segmento de equipamentos de som e atua no mercado desde 1993. Seu portfólio de clientes conta com destacadas marcas cooperativas e escritórios que administram a carreira de artistas consagrados. É o caso, por exemplo, da Showtime, que representa as bandas Ira!, Ultraje a Rigor e Biquíni Cavadão.
Também atende a Wemall, empresa produtora de grandes festivais como o Taste Lab e Carnivoria. Com 30 anos de carreira, Maicon de Oliveira é excelência em qualidade em equipamentos de som, luz e projeção para os mais diferentes eventos, sejam eles coorporativos, shows, casamentos, feiras e confraternizações.
“O Festival Viola Viva vai além da importância cultural. Também se destaca como uma ferramenta para o desenvolvimento do turismo e economia da região por atrair visitantes, que investem em hospedagem, alimentação e no consumo de produtos regionais”, explica Maicon de Oliveira
1º Festival Viola Viva de Piedade-SP
Local: Parque Ecológico “Collemar de Miranda Botto”
Endereço: Rua Francisco Pinto de Camargo, 351, Vila Nova Olinda, Piedade-SP
Data: 8 de setembro, domingo
Horário: Das 12h às 19h
Entrada: Gratuita
Atrações: Música, dança, feira de produtores, praça de alimentação e Espaço Ciranda com brincadeiras para as crianças
Idealização do projeto: Oscar Pavesi (músico, regente de orquestras de viola e luthier) e Maicon de Oliveira (empresário)
Organização: Diego Mozer (produtor executivo), Juliana Pavesi (produtora artística) e equipe de profissionais “Viola Viva”
Viabilização: Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal
Patrocínio: Ballagro Agro Tecnologia
Apoio: Beltrame Agrícola
Programação
12h: Abertura do festival e funcionamento da feira dos produtores, praça de alimentação e Espaço Ciranda
12h30: Família “Du Catira” – Folia de Reis
13h30: Gustavo Henrique & Matheus (música caipira raiz)
15h: Família “Du Catira” – Dança da Catira
16h: Mel Moraes (música instrumental caipira)
17h30: Gustavo Viola & Willian (música caipira raiz)