Um morador de Piedade teve prejuízo de mais de R$ 4 mil ao efetuar a compra de concreto usinado, por meio de um anúncio fraudulento veiculado nas redes sociais.
O caso se deu no dia 26 de setembro, quinta-feira. A vítima visualizou a publicação em uma página que seria de uma empresa com filiais em todo país e até no exterior.
Contato efetuado por meio do número de telefone que constava no anúncio, negociação feita pelo WhatsApp e a compra de 12 metros cúbicos de concreto usinado sacramentada.
O cliente efetuou a transferência Pix de R$ 4.248,00 e aguardou a entrega que deveria ter sido feita no sábado (28), o que não aconteceu.
Na segunda-feira (30), a vítima foi à agência bancária para estornar o Pix (veja abaixo) e foi orientado a prestar queixa do ocorrido para que o banco efetue os procedimentos na tentativa de reverter a transação fraudulenta. O caso segue sob investigação.
Como proceder em casos de golpes com Pix
- Para solicitar o estorno de um Pix, é possível utilizar o Mecanismo Especial de Devolução (MED):
- Identificar se a transação foi vítima de fraude ou erro
- Entrar em contato com a instituição financeira onde a conta está registrada
- A instituição financeira do pagador analisa a solicitação
- Se a devolução for confirmada, a instituição financeira do pagador entra em contato com a instituição financeira do recebedor
- O valor é estornado e devolvido à conta do pagador
- O prazo para solicitar o estorno é de 80 dias e a análise do pedido tem 7 dias. Se o caso for aceito, o estorno é feito em até 96 horas.
- É importante não fazer um novo Pix para solicitar a devolução, pois isso pode levar a golpes.
