No mesmo período do ano passado, o índice apresentou variação de 5,61%. Com o resultado obtido, o índice encerrou o período apresentando um acumulado de 0,71% no ano e -0,91% em 12 meses.
O setor de Verduras foi o principal responsável pela desaceleração do índice, com uma variação de 2,03%, impulsionada pela correção nos preços das alfaces após altas significativas. A expectativa de manutenção dessa tendência se baseia nas condições climáticas favoráveis à produção.
O setor de Frutas apresentou uma alta moderada de 2,50%, influenciado pela menor oferta de alguns itens específicos, como uva niágara e carambola. O mercado do melão amarelo demonstra resiliência nos preços devido ao bom desempenho das exportações.
O setor de Diversos (2,93%) mostrou uma desaceleração na inflação, com a queda nos preços de batatas e a estabilidade nos ovos compensando a alta contínua do coco seco.
Por fim, o setor de Pescados (1,42%) registrou alta, impulsionada pela demanda sazonal de espécies específicas, como peroá branco e pescada branca, em preparação para o período da Páscoa, mesmo com um aumento na oferta desses produtos.
Fonte: CEAGESP - CLIQUE E ACESSE