Os artifícios usados por estelionatários digitais se diversificam constantemente. O último crime desta natureza que se tem notícias em Piedade (SP), foi registrado nesta quinta-feira (10), na Delegacia de Polícia local.
A vítima relatou à Polícia Civil que recebeu uma mensagem pelo WhatsApp, na qual uma mulher residente em Sorocaba e que ele conhece, lhe pediu seu número de celular para anunciar alguns produtos no site OLX.
O homem acreditou que estaria conversando com uma amiga e passou todos os dados e efetuou todos os procedimentos que lhes foram requisitados e logo em seguida seu celular travou, sem que ele pudesse utilizá-lo.
Até o momento não foram registradas perdas financeiras pela vítima ou de alguém de seu relacionamento. Com o sistema do aparelho inutilizado, a vítima se dirigiu à delegacia para prestar queixa de invasão de dispositivo eletrônico, crime previsto no artigo 154-A do Código Penal: invasão de dispositivo de informática, que prevê pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa.
O caso segue sob investigação por parte da equipe da Polícia Civil, que alerta: em hipótese alguma deve-se compartilhar qualquer informação a estranhos ou por meio de telefone e aplicativos de mensagens. Não confie em ninguém.