A ocorrência aconteceu na Estrada dos Lavradores. No momento em que os Cabos Dias e Roberto passavam junto ao acesso para o bairro dos Oliveira, eles viram uma Fiat Strada no contra fluxo, cujo passageiro se abaixou ao ver a viatura da Polícia Militar (PM), atitude suspeita que levantou suspeição.
Os PMs deram meia-volta e começaram a seguir a picape com a sirene ligada. No entanto, o motorista ignorou a ordem de parada e iniciou uma fuga em alta velocidade. Imediatamente, os policiais solicitaram apoio pelo rádio, e outras equipes — com os Sargentos Vagner e Buava, o Cabo Edilberto e o Soldado H. Soares — se deslocaram para a região para cercar o veículo.
A perseguição terminou na entrada do bairro do Poço. O condutor da Strada parou o carro, e o passageiro, posteriormente identificado como R.F.P., desceu e tentou fugir a pé. Ele correu em direção a um barranco, na tentativa de se esconder em uma área de mata, mas foi rapidamente detido pelos Cabos Dias e Roberto.
Após a captura, uma consulta ao sistema judicial revelou que R.F.P. tinha um mandado de prisão em aberto. Ele havia sido condenado a 10 anos de reclusão em regime fechado por associação ao tráfico de drogas, conforme o artigo 35 da Lei 11.343/06.
O criminoso foi levado à Delegacia de Polícia de Piedade para o registro da prisão e, posteriormente, transferido pela Polícia Civil para uma unidade prisional da região.