Um homem de 67 anos de idade se livrou de um golpista com toda tranquilidade, há uma semana. Ele fazia sua caminhada habitual naquela quinta-feira (18), quando recebeu uma ligação na qual uma pessoa se dizia agente do INSS.
Desconfiado, o aposentado disse que não poderia dar atenção naquele momento e o autor perguntou se poderia cadastrar seu número no sistema, a vítima consentiu, apesar da pergunta um tanto absurda, afinal tal contato já deveria estar salvo nos arquivos do órgão federal.
Ciente de que se tratava de picaretagem, passados cerca de 20 minutos o idoso recebeu uma mensagem dizendo que seria preciso fazer a prova de vida do INSS, para continuar recebendo seu benefício e que, para isso teria que acessar um link e responder a um questionário.
Tal link é uma isca para o golpe conhecido como phishing (pescaria), no qual ao acessar tal endereço eletrônico a vítima tem seu celular ou computador invadido, com acesso a todo conteúdo do equipamento, inclusive aplicativos de bancos.
A reação do aposentado foi simples, ele não respondeu, bloqueou tal contato e o denunciou ao WhatsApp, pela atividade criminosa de tal pessoa.
A tentativa de golpe foi registrada em boletim de ocorrência nesta semana, na Delegacia de Polícia de Piedade para ciência das autoridades policiais.