A ocorrência teve início depois que a Polícia Militar obteve informações de que quatro homens estariam vendendo entorpecentes na Rua Raimundo Alves dos Santos, no bairro dos Cotianos.
Os Soldados Gomes e H. Soares foram acionados pelo COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) para averiguar tais suspeitas e, ao chegarem no local se depararam com um indivíduo em atitude suspeita em frente a uma casa, o qual correu ao ver a viatura policial.
Em sua desesperada tentativa de fuga o suspeito enroscou o chinelo que calçava, caiu ao solo e foi detido. Ele não portava nada de ilícito, contudo, no local onde ele estava pouco antes havia uma sacola com 22 flaconetes de crack, 20 flaconetes de cocaína, duas porções de maconha e um flaconete amarelo com K9 (droga sintética, também conhecida como maconha sintética ou "droga zumbi", que imita os efeitos da maconha, mas com uma potência muito maior, que sérios riscos à saúde).
Os PMs deram voz de prisão ao desocupado, conduziram-no à Santa Casa de Piedade para exame cautelar e depois à Delegacia de Polícia de Votorantim, onde o Delegado Dr. Manoel Vieira de Camargo Dini, determinou pelo indiciamento do acusado por tráfico de drogas e seu encaminhamento para uma unidade prisional da região.
As 45 porções de drogas foram apreendidas e compõem inquérito da Polícia Civil que apura os fatos.