JORNAL BOM DIA PIEDADE

GV VEÍCULOS

Céu - Xavier - PAFE

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Polícia Federal encontra bebidas suspeitas de adulteração em empresa de carvão em Pilar do Sul

A Polícia Federal (PF), em uma ação conjunta com o Ministério da Agricultura, deflagrou na quinta-feira (2) uma operação de fiscalização em uma empresa de Pilar do Sul.
Embora o local estivesse registrado oficialmente como empacotadora de carvão vegetal, as autoridades federais investigam se o espaço funcionava, na verdade, como um ponto de distribuição de bebidas adulteradas.

Detalhes da operação e suspeitas

Durante a vistoria, os agentes federais encontraram uma grande quantidade de bebidas estocadas sobre paletes. Amostras foram coletadas e enviadas para exames laboratoriais para confirmar a irregularidade.

A PF informou que, apesar da fachada e da razão social da empresa estarem ligadas ao comércio de carvão, há fortes indícios de que o local vinha sendo usado para armazenar e distribuir produtos ilegais. A operação se estendeu a um depósito adicional localizado em Embu das Artes, na Grande São Paulo.

Esta ação em São Paulo é a primeira no estado após o Ministério da Justiça determinar a abertura de um inquérito para apurar os crescentes casos de intoxicação por metanol no país. As equipes da PF mobilizadas partiram das unidades da Lapa (na capital) e de Sorocaba.

A prefeitura de Pilar do Sul divulgou uma nota oficial declarando que não foi comunicada previamente sobre a operação e que, até o momento, não recebeu solicitação de apoio das autoridades federais. A administração municipal reforçou que todas as atividades econômicas estão sujeitas a fiscalização e se colocou à disposição para colaborar com a investigação.

A reportagem tentou entrar em contato com representantes da empresa alvo, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

Casos de intoxicação por metanol disparam no Brasil

O Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) reportou um aumento nos casos relacionados à possível intoxicação por metanol.

Até quarta-feira (1º), o Brasil registrou 43 notificações em todo o país.

Deste total, 39 casos ocorreram no estado de São Paulo, sendo 10 confirmações de ingestão de bebida contaminada e outros 29 em investigação.

Pernambuco contabiliza quatro casos em análise

Até o momento, uma morte foi confirmada em São Paulo, e outras sete estão sendo apuradas (cinco em São Paulo e duas em Pernambuco).