JORNAL BOM DIA PIEDADE

GV VEÍCULOS

Céu - Xavier - PAFE

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Quadrilha de golpistas que agia em Piedade e região é presa pela Polícia Civil

Foto: Crédito: ALISSON ZANELLA
Reprodução Jornal Cruzeiro do Sul
Sete estelionatários foram detidos em flagrante na manhã de ontem (20) em uma operação da Polícia Civil de Sorocaba, sob a acusação de se passarem por técnicos de uma grande operadora de telecomunicações para aplicar golpes em idosos.

A quadrilha, que tinha como alvo pessoas com dificuldade no uso de tecnologia em Sorocaba e Piedade, foi desarticulada pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) na chamada Operação Prisma. Não foi informado quantos moradores de Piedade foram vítimas dos criminosos.

A investigação aponta que em apenas dois meses, quatro vítimas foram lesadas, totalizando um prejuízo de R$ 80 mil. A ação policial cumpriu sete mandados de prisão e de busca e apreensão em Itu (1), Santo André (1) e São Paulo (5), resultando na detenção de quatro mulheres e três homens por crimes de estelionato, furto mediante fraude e organização criminosa.

Em coletiva na sede da Deic, os delegados Rodrigo Ayres (titular da Deic) e Rafael Vasconcelos (Dise) detalharam a estratégia dos fraudulentos. O primeiro contato servia como triagem, conforme explicou Vasconcelos: “O primeiro contato era justamente para investigar se a pessoa era uma vítima em potencial. Depois de verificar que não havia alguém mais jovem para auxiliar com o celular, eles retornavam e inventavam uma história para justificar a visita”.

Uma vez na casa dos idosos, a exploração tecnológica era imediata. "O golpista abria contas bancárias com reconhecimento facial, alegando estar instalando os serviços na residência da vítima. A pessoa, sem desconfiar, cedia o acesso. Também subtraíam pertences à vista, como cartões de banco, cheques e joias”, acrescentou o delegado.

Apesar do caso mais recente ter sido em junho de 2025, a polícia continuará as investigações para localizar outras vítimas. O delegado Ayres finalizou a coletiva com um apelo crucial: “Se você tiver dificuldades com tecnologia, peça ajuda a alguém de confiança. O celular é muito valioso, tanto para a pessoa quanto para o criminoso, que pode cometer diversos golpes tendo acesso ao aparelho”.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul