JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

quinta-feira, 1 de março de 2012

Após 17 meses de polêmica, começa a funcionar na manhã desta quinta-feira (1°)

Após 17 meses de polêmica, começa a funcionar na manhã desta quinta-feira (1°) o Samu Regional.
Ao todo, 12 cidades na região de Sorocaba , no interior de São Paulo, vão fazer parte do Sistema Integrado de Atendimento Móvel de Urgência.
A partir das 8h, todas as chamadas de ocorrências de Alumínio, Araçariguama, Boituva, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz e Votorantim serão recebidas pela Central de Regulação Integrada, que vai atender pelos telefones 192, do Samu, e 193, do Corpo de Bombeiros.
A polêmica em torno do Samu Regional durou mais de um ano. Desde que a implantação do sistema começou a ser discutida, em outubro de 2010, ambulâncias ficaram paradas e quatro cidades - Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Tapiraí e São Roque - desistiram de participar do programa. As viaturas estão equipadas com cilindros de oxigênio, maca e desfibrilador, mas, por falta de estrutura do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, que não possuía vagas suficientes na UTI, nunca foram usadas.
O tipo de veículo que deverá fazer o resgate será decidido pelo médico que estiver de plantão na central. O novo sistema vai otimizar os atendimentos e a utilização dos recursos e diminuir o tempo-resposta do socorro às vítimas.