![]() |
| Funcionários se ariscam perto da rede elétrica do prédio. |
Um paciente que esteve na Santa Casa de Piedade no último sábado registrou essas imagens, onde é possível ver funcionários da prefeitura trabalhando sem os a utilização do EPI (Equipamento Individual de Segurança). A Prefeitura de Piedade descumpre a legislação pertinente à segurança no trabalho ao permitir que funcionários executem serviços sem a devida proteção contra acidentes.
Devido ao grande número de acidentes o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aprovou a medida de proteção em trabalho em altura a NR 35, que considera trabalho em altura todo o serviço executado a dois metros do nível inferior. que tenha risco de queda. O empregador só deve permitir a execução do trabalho após adotado toda as medidas de proteção definido na portaria, o empregado só deverá executar serviços em altura após ser aprovado em treinamento com no minimo 8 horas de duração e se submeter a exames médicos.
![]() |
| Andaimes com tábuas estreitas e soltas |
Os serviços não rotineiros só deverão ser iniciados após autorizadas mediante permissão de trabalho que deverá ser arquivada para eventuais fiscalização, e devera conter a analise de risco, requisitos mínimos para serem atendidos na execução do trabalho, as disposições e medidas estabelecidas na analise de riscos, e os nomes de todos os envolvidos na autorização do serviço. Assim, como pode ser visto pelas imagens e conforme constatamos não havia nenhum técnico de segurança ou encarregado orientando os trabalhadores no local da obra, com isto, a responsabilidade por um eventual acidente é do empregador, no caso a prefeitura.
O QUE DIZ A LEI:
![]() |
| No local da obra é grande a circulação de pessoas |
DIZ-SE HAVER PREVISIBILIDADE QUANDO O
INDIVÍDUO, NAS CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE SE ENCONTRAVA, PODIA TER CONSIDERADO COMO
POSSÍVEL A CONSEQÜÊNCIA DE SUA AÇÃO.
ASSIM SENDO, AO TRABALHADOR, SÓ É DEVIDA
A CULPA QUANDO O ACIDENTE FOR CAUSADO POR ERRO PROFISSIONAL, O QUE DETERMINA A
SUA IMPERÍCIA. OS ERROS DE OMISSÃO E
NEGLIGENCIA DEVEM SER ATRIBUÍDOS AOS QUE TÊM O PODER DA DECISÃO. O DESCUMPRIMENTO DAS MEDIDAS DE ENGENHARIA
TRAZEM CONSIGO DANOS CONSIDERÁVEIS À PRODUÇÃO DA EMPRESA.


