
O nosso amigo Rildo Oliveira, morador da CECAP registrou a imersão de Júpiter com uma câmera acoplada no seu telescópio. Devido ao céu ter ficado encoberto, as nuvens não o permitiram registrar a ocultação, mas depois conseguiu obter belas fotos da imersão apos o céu ficar livre novamente.
A ocultação também foi vista em vários estados do país nesta terça-feira de Natal por volta das 20:30. O fenômeno foi fotografado por alguns moradores de Piedade. Agradecemos a especial colaboração super especial, ou espacial como queiram, do Rildo.
Júpiter é um planeta do sistema solar que se destaca pelo tamanho, pois é considerado o maior de todo o conjunto de planetas do sistema. Ele está posicionado no sistema solar em quinto lugar, tomando como referência o Sol. Esse é um dos planetas que possui anéis, é também conhecido por Grande mancha vermelha. Quanto ao tamanho, Júpiter possui uma massa que supera a terrestre em 318 vezes e, em relação ao diâmetro, é onze vezes maior que a Terra. Júpiter é um planeta gasoso formado por pó e gás hidrogênio que se encontra em uma etapa de transformação retardada. Júpiter é o quarto corpo mais brilhante no céu, superado somente pelo sol, lua e Vênus. A atmosfera do planeta é constituída por cerca de 86% de hidrogênio metálico, além de hidrogênio líquido e gás hidrogênio.
Informações gerais de Júpiter -
Raio equatorial: 71.0398 quilômetros.
Período da rotação: 9 horas 55 minutos e 30 segundos.
Temperatura: 140 k
Número de satélites conhecidos: 16.
Raio equatorial: 71.0398 quilômetros.
Período da rotação: 9 horas 55 minutos e 30 segundos.
Temperatura: 140 k
Número de satélites conhecidos: 16.
Fonte: Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Abaixo mais algumas fotos de Rildo Oliveira:
.