Unimed - Piedade 184 anos

Céu - Xavier - PAFE

sexta-feira, 1 de março de 2013

Diretoria Municipal de Educação esclarece a reorganização de salas de aula


Em nota enviada pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Piedade, a Diretoria Municipal de Educação esclarece a reorganização de salas de aula nas escolas da rede municipal de ensino.
Alvo de algumas críticas, em razão de suposta superlotação em algumas salas, o órgão garante que isto não ocorre e que as medidas foram adotadas justamente para garantir a qualidade de ensino nas unidades de ensino sob responsabilidade da prefeitura.

"A Diretoria Municipal de Educação precisou reorganizar nove salas de aula da Rede Municipal de Ensino. A medida melhorou a distribuição de alunos e professores nas unidades escolares do município. A reorganização se mostrou necessária a partir da constatação de que em algumas escolas do Ensino Fundamental havia classes com um número de alunos muito pequeno, enquanto em outras da Educação Infantil o número de crianças era elevado, prejudicando o trabalho de professores e o aprendizado das crianças.  “Havia salas de Ensino Fundamental com 15, 12 e uma até com apenas 9 alunos. De outro lado, encontramos uma classe com 33 estudantes de quatro anos de idade no Ensino Infantil”,  que já foi reorganizada, explicou a Diretora Municipal de Educação, Albertina de Fátima Esteves Passos.   
          Com esse levantamento em mãos e após reunião com diretores de escolas, decidiu-se pelo agrupamento de algumas classes e o desmembramento de outras classes do Ensino Infantil e Fundamental. “Agrupamos classes com 12 e 13 alunos e formamos uma sala com 25. Já as classes com mais de 30 alunos  do Ensino Infantil foram desmembradas. O principal objetivo foi organizar as salas para melhor atender os alunos”, destaca a diretora de Educação, que garante que nenhuma sala da rede ficou com 40 estudantes. “O número máximo de alunos na reorganização é de 30 e isso em apenas uma das salas da rede municipal”, afirma Albertina, destacando que todas as mudanças foram deliberadas em reunião de Diretores e estão registradas em ata.
               Na reunião com os diretores foi deliberado também o limite do número de alunos por classe. Os primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental tem como limite o número de 20 alunos por classe, o quarto ano, até 25 alunos e o quinto, até 30, podendo variar até 2 alunos para mais ou menos. As modificações ocorrerão a partir desta sexta-feira (1/3). A Diretora Municipal de Educação esclarece que a reorganização das salas, a garante o trabalho pedagógico e não será aplicada em toda a Rede  Municipal, apenas em algumas escolas, onde foi detectada a necessidade de alterações."