Na tarde desta segunda-feira (12) a Polícia Civil de Piedade recebeu duas queixas de que um grupo de quatro homens tentou aplicar pelo menos dois golpes, nos quais falsos serviços de manutenção seriam feitos em residências. As autoridades policiais alertam para a ação de estelionatários que achacar (roubar) os cidadãos em suas residências, com ações desta natureza.
A primeira queixa a chegar à Delegacia de Polícia dava conta de que quatro indivíduos chegaram numa casa localizada nas imediações da rua Capitão Antonio Parada, um deles bateu à porta e disse à senhora que o atendeu que seria necessário realizar a revisão da instalação elétrica do imóvel. Sem dar muita chance da vítima dizer que não era necessário tal prestação de serviço dois indivíduos, utilizando uma escada, subiram no telhado e minutos depois desceram dizendo que teriam trocado 30 metros de fio e que o serviço custaria nada menos que R$ 4 mil. Os bandidos haviam desligado o disjuntor e disseram que a energia só voltaria se a quantia exigida fosse paga. Assustada e percebendo que algo muito errado estava acontecendo, a mulher disse que ia chamar a polícia. Imediatamente os quatro indivíduos saíram do local em um carro não identificado pela vítima. Os investigadores Sérgio Sobrinho e Fábio Silva foram ao local e a mulher informou que na pressa de deixar a casa os suspeitos esqueceram uma escada encostada na parede. Foram feitas diligências nas imediações e nenhum suspeito foi localizado.
Passado algum tempo uma outra mulher compareceu à delegacia contando uma história muito parecida. Neste caso dois homens chegaram à residência - situada a cerca de 100 metros da primeira - chamaram pela dona-de-casa e assim como na situação anterior, disseram que reparos precisavam ser feitos, só que desta feita, a manutenção seria no telhado que estaria abaulado (afundado). Rapidamente o homem passou o orçamento de R$ 4 mil à mulher que estranhou o que estava ocorrendo e chamou por familiares. Os dois indivíduos deixaram o local e acabaram furtando uma escada de um vizinho, na verdade se tratava da mesma escada deixada na residência do primeiro relato feito aos policiais. Novas diligências foram feitas, mas, com dois casos mal sucedidos, provavelmente os marginais tenham deixado a cidade sem sucesso em duas intenções de golpe.
A Polícia Civil alerta para que as pessoas, principalmente senhoras, não aceitem que em hipótese alguma estranhos entrem em suas casas. Importante lembrar que empresas prestadoras de serviços de água (Sabesp), energia elétrica (Elektro), telefonia (Vivo) só comparecem a imóveis após alguma solicitação de serviço por parte do cliente e que ainda assim, seus funcionários são devidamente identificados com uniformes, credenciais (crachás) e automóveis caracterizados com a marca da empresa. Até mesmo funcionários dos correios devem estar devidamente identificados com roupas próprias e sua crachá. Em caso de dúvida devem entrar em contato com a prestadora de serviço. Este alerta é necessário para prevenir a ação de falsos funcionários destas idôneas renomadas empresas acima citadas.