JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

sábado, 26 de outubro de 2013

Agente de Trânsito e GM descobrem terminais violados do BB e Caixa Federal

Terminal de auto-atendimento do Bancio do Brasill
Foto: Bom Dia Piedade
Pelos menos três caixas eletrônicos de duas agências bancárias - Banco do brasil e Caixa Econômica Federal - de Piedade foram violadas para instalação do sistema "chupa-cabra" e "pescador". Um Agente de Trânsito recebeu a denúncia de uma cliente e acionou a Guarda Municipal. Um homem que estava em frente a uma das agências manuseando um tablet foi detido sob suspeita de estar captando dados de correntistas. As duas agências estão interditadas até que sejam periciadas. 

Fios colocados no compartimento de envelopes
de depósito 
denunciaram violação
Foto: Bom Dia Piedade
A constatação das irregularidades se deu por volta do meio-dia deste sábado (26), quando uma cliente da agência 0964 do Banco do Brasil na Rua Comendador Parada (a mais antiga), foi fazer um depósito no caixa eletrônico e após colocar o envelope no compartimento o invólucro foi expelido pela máquina juntamente com fios bem finos. A mulher estranhou o que tinha acontecido, pegou seu envelope e avisou o Agente de Trânsito José Carlos., que acionou o Guarda Municipal Miranda que estava próximo dali.

O GM Miranda foi até o caixa eletrônico, confirmou a denúncia e solicitou que o Agente de Trânsito preservasse o local até que as devidas providências fossem tomadas. O GM suspeitou de um rapaz que estava sentado na escada ao lado da porta de entrada da agência com um tablet ligado. O aparelho poderia estar captando informações de correntistas que utilizassem o sistema de auto-atendimento e lesar estes clientes.

Suspeito estava com seu tablet ligado e sentado na escada ao
lado da porte de entrada da agência do Banco do Brasi

lFoto: Bom Dia Piedade
O homem de 35 anos foi detido e levado à Delegacia de Polícia de Piedade, onde figurou como averiguado na ocorrência e depois foi liberado. Existe a possibilidade do sistema de furto ser da modalidade conhecida como "pescador", já que os envelopes colocados no compartimento ficam enroscados e depois os marginais os pescam utilizando fios ou arames. Ou então algum tipo de "chupa-cabra" que emite sinais eletrônicos que são captados por celulares, notebooks e ou tablets.
O tablet foi apreendido e deverá passar por perícia para saber se o aparelho teria sido utilizado em uma provável fraude bancária (tentativa de furto). Por determinação do Delegado de Polícia Dr. José Chaves de Mello, a agência foi interditada até que fosse feita a perícia por parte da Polícia Científica e ainda para preservar os clientes de uma possível ação criminosa fraudulenta. O Agente de Trânsito José Carlos preservava o local. A gerente da agência foi acionada, porém, até às 16 horas havia comparecido à Delegacia de Polícia ou ao banco para averiguar a situação.

Tablet suspeito apreendido pela GM
Foto: Bom Dia Piedade
Neste meio tempo, uma outra denúncia feita à Guarda Municipal dava conta de que dois terminais de auto-atendimento da agência da Caixa Econômica Federal, na Rua Cônego José Rodrigues de Oliveira, estariam também violados. Os Guardas Municipais Miranda e Souza, com apoio dos Soldados Paiz e Lara, foram ao local e constataram que haviam furos acima do compartimento de liberação do comprovante de transação bancária.

Caixa Federal - Rasgo sobre o compartimento de liberação
de comprovantes chamou a atenção de um cliente que acionou a GM

Foto: Bom Dia Piedade
O gerente da agência foi comunicado do ocorrido e rapidamente compareceu ao local, confirmou a violação e seguiu para a Delegacia de Polícia para tomar as devidas providências quanto aos fatos ocorridos. No caso da Caixa Econômica Federal, segundo o gerente, somente a Polícia Federal tem autorização para realizar perícia no local. Até então a agência fica interditada e o Guarda Municipal Misael foi incumbido da preservação dos caixas até a chegada dos peritos. Será averiguado se algum dispositivo "chupa-cabra" foi instalado nos terminais.

Terminais da Caixa Federal violados serão periciados
Foto: Bom Dia Piedade
Imagens dos sistemas de câmeras das duas agências bancárias deverão ser utilizadas para a identificação dos indivíduos que estiveram nas salas de auto-atendimento e violaram as máquinas, porém, a Polícia Civil só pode ter acesso às imagens após enviar ofício requisitando-as e aguardar parecer da diretoria dos bancos, o que nem sempre é autorizado e quando isto ocorre se dá com enorme morosidade, dificultando em muito o trabalho dos investigadores de polícia. Não há informação se algum cliente das agências cujos terminais foram violados foram lesados. Se isto for constatado os mesmos deverão ser ressarcidos pelas instituições financeiras.

Obstáculos dificultam investigação da Polícia Civil - Quando ocorreram mais de cem casos de saques irregulares na outra agência do Banco do Brasil (antiga Nossa Caixa), mais de um mês depois do início das fraudes foram encontrados dois chupa-cabras dentro de dois computadores dos caixas, mas, a Polícia Civil foi comunicada somente no dia seguinte, os dispositivos não foram preservados para perícia e a gerência disse que a investigação só poderia ser feita pela Polícia Federal. Passados cinco meses não há qualquer informação sobre o resultado destas investigações. Os valores retirados mais de R$ 300 mil retirados irregularmente das contas, a maioria poupança, foram devidamente ressarcidos a mais de 100 clientes do banco.