Unimed - Piedade 184 anos

Céu - Xavier - PAFE

sábado, 18 de janeiro de 2014

Polícia Militar estoura desmanche de carros e apreende dezenas de aves silvestres


Uma denúncia anônima feita através do telefone 190 resultou na prisão de um homem, na encontro de um desmanche de veículos no Bairro do Cáfaro e na localização de um Gol furtado em Votorantim, cuja "carcaça" (lataria) estava escondida dentro de um tanque e algumas peças deste veículo foram encontradas na casa de um irmão do indiciado no Bairro Ciríaco. Na mesma ocorrência foram apreendidas dezenas de aves silvestres presas em gaiolas nos dois locais onde estavam as partes do veículo desmontado. Três homens - dentre estes dois irmãos - foram indiciadas por receptação e uma mulher por crime ambiental.

A ocorrência durou mais de 12 horas. Tudo teve início ainda ao final da madrugada desta sexta-feira (17), quando o Soldado Nascimento que estava no CAD (Centro de Atendimento e Despacho) atendeu a uma ligação anônima na qual uma pessoa dizia que numa propriedade situada no Bairro do Cáfaro um Gol havia sido desmontado e a lataria do veículo jogada dentro de um pequeno lago (tanque). 

Às 7 horas da manhã a informação foi passada aos Policiais Militares Soldados Ribeiro e Dias e por determinação da Tenente Bruna, Comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar em Piedade foi deflagrada a uma Operação denominada desmanche para averiguar a informação. 


Por volta das 8:00 horas os Soldados Dias, Ribeiro, Cunha, Nascimento - que havia deixado seu plantão de 12 horas e se prontificou em acompanhar a ocorrência, o Cabo Setto sob o comando da Tenente Bruna seguiram para o local indicado na denúncia, no Bairro do Cáfaro, onde estava o lavrador Antonio Pires e os policiais viram uma corda que estava esticada à margem de um tanque, que ao ser puxada uma parte da lataria de um Gol cinza que havia sido furtado dias antes em Votorantim. Pergunto sobre a existência da "carcaça" do carro, Antonio confessou que na terça-feira (14) o Gol foi levado à propriedade para ser desmanchado, serviço que foi feito no dia seguinte pelo irmão do lavrador Messias Pires, pelo pedreiro Otávio Gomes, 25 anos, e por mais dois homens que Antonio não soube dizer quem eram. 

Tratava-se, segundo a polícia, de um golpe do seguro, no qual o proprietário do veículo desmontado, deu queixa de furto na cidade de Votorantim e levou o carro até o Cáfaro para o desmanche. Na mesma propriedade foram localizadas algumas gaiolas com pássaros silvestres. Os animais foram apreendidos, Antonio Pires detido e os policiais seguiram para o Bairro do Ciríaco, onde estariam outras peças do Gol.

Em nova surpresa para as equipes da Polícia Militar, quando se dirigiam a esta propriedade, ao passar por um outro imóvel, localizado na rua 18 do Ciríaco, a polícia encontrou outras dezenas de aves silvestres também acondicionadas em gaiolas. Os animais apresentavam sinais de maus-tratos e estavam sem água e sem comida. A dona do imóvel foi detida e as aves apreendidas. 


Já na casa de Messias Pires, a polícia localizou o motor e outras peças do Gol que havia sido "furtado". Messias conseguiu escapar ao cerco policial e não foi localizado, porém, Otávio Gomes foi detido e levado à Delegacia de Polícia de Piedade. Os envolvidos no desmanche do veículo foram indiciados por receptação e o proprietário do veículo localizado poderá responder por estelionato e falsa comunicação de crime, pela tentativa de lesar a empresa seguradora para receber o valor do seguro. Os dois homens detidos foram liberados após elaboração da ocorrência.

Uma faxineira de 38 anos de idade, bem como Antonio Pires, foram indiciados por crime ambiental e maus-tratos, porém, as aves foram entregues à responsabilidade dos mesmo e caberá à Polícia Ambiental averiguar se deverão ser apreendidas.

No total 45 aves das seguintes espécies foram apreendidas: Trinca-ferro, curió, canário-do-reino, papagaio, pintassilgo, coleirinha, canário-da-terra, azulão, pintagol (14), tico-rei e pixarro.