Até 10 de abril, das 7h30min às 16h00min, permanece ativa a campanha de vacinação contra HPV (Vírus do Papilomavirus humano), no Ambulatório Médico e Odontológico Municipal de Piedade (AMOMP). Logo no primeiro dia de campanha, cerca de 400 pessoas foram vacinadas.
O objetivo é vacinar meninas e adolescentes com idade entre 11 a 13 anos, para prevenção ao vírus que atinge de 25 a 50% da população feminina. Verrugas nos órgãos sexuais são sintomas do HPV, que pode também se manifestar como câncer no colo do útero.
A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, sendo a doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente. O uso do preservativo também é indicado para prevenir a contração do vírus.
Comumente, os tipos de vírus se subdividem em duas categorias: os que infectam as superfícies cutâneas em geral, como boca e língua, e os que infectam os órgãos genitais. Seja qual for a região afetada, na maior parte dos casos a infecção resolve-se espontaneamente sem deixar sequelas. Alguns tipos de vírus, contudo, e em especial os que afetam a área genital, podem causar alterações que vão desde lesões benignas a câncer.
A campanha de vacinação contra a HPV é uma ação da Prefeitura, por meio da Diretoria da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde. Outras informações podem ser obtidas por telefone: (15) 3244-2754.