JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Polícia Militar prende ladrões de residências do bairro dos Ortizes

Ricardo foi indiciado por dois furtos e corrupção
de menores
Foto: Polícia Militar
Um ajudante geral de 23 anos de idade que não possuía antecedentes criminais foi preso e um adolescente de 15 anos que já registra várias passagens pela Delegacia de Polícia, por furtos e tráfico de drogas foi apreendido ontem (19) pela Polícia Militar após furtarem duas casas no bairro dos Ortizes. A operação para prender os dois indivíduos contou até com a participação de várias viaturas e do helicóptero Águia da Polícia Militar. Um terceiro meliante conseguiu escapar.
A ocorrência teve início por volta das 15 horas desta terça-feira, quando uma ligação feita por uma das vítimas ao 190 da Polícia Militar dava conta de que um roubo estaria em andamento no bairro dos Ortizes. Várias viaturas e até mesmo o helicóptero Águia se deslocaram para o bairro a fim de localizar os marginais que tinham fugido num Gol "bolinha" branco. Durante a ação soube-se que na verdade tratava-se de um furto, no qual pai e filho, ambos agricultores, ao chegarem em casa para almoçar, viram três indivíduos deixando a residência neste Gol carregado com objetos furtados da moradia da família.
Gol usado pelo trio para transportar os artigos furtados
foi apreendido
Foto: Bom Dia Piedade

Efetuadas buscas pelos bairros Ortizes, Garcias, Limal, Barreiro e outras localidades rurais das imediações, contudo, após uma hora e meia o veículo com os suspeitos não tinha sido localizado. Até que, por volta das 16h30min, duas viaturas, nas quais estavam os Soldados Campestrini, Soares, Lemes e J. Marcos avistaram o Gol branco no início da estrada "Carolina Paes Granjeiro" (estrada da represa). Foi efetuado um cerco ao carro no qual estavam o menor infrator L.V.S.S., 15 anos, morador do bairro Moreiras, adolescente com dezenas de registros de delitos já registrados em seu nome e o ajudante geral Ricardo Augusto de Oliveira, 23 anos, do bairro Caetezal, réu primário. 

Objetos recuperados pela Polícia Militar
Foto: Bom Dia Piedade
Dentro do Gol havia duas garrafas de vodka, uma bomba d'água Anauger, um par de tênis Nike, uma bomba de ar manual, um celular Nokia branco, uma lanterna e algumas roupas, objetos que foram levados da residência da família de agricultores que acionou a Polícia Militar. Foram feitas ainda várias diligências com o intuito de localizar o terceiro ladrão e recuperar uma TV de plasma Samsung de 42 polegadas também furtada, porém, o membro do grupo - que não foi identificado - e o televisor não foram encontrados.

Os dois indivíduos detidos e o Gol por eles utilizados foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Piedade, para onde as vítimas se encaminharam e disseram que o celular Nokia apreendido não lhes pertencia, levantando a suspeita de que poderia ser de uma outra vítima. 
Celular Nokia que estava com os ladrões acabou revelando um
segundo furto a residência

Foto: Bom Dia Piedade

Foram efetuadas algumas ligações para números constantes na agenda do aparelho, até que uma mulher atendeu e disse que seu celular havia sido furtado dias antes. A vítima e seu marido seguiram à Delegacia de Polícia, onde ao chegarem se deram conta de que o celular Nokia branco era da filha do casal, mas, que o aparelho estava na casa da família, portanto, não era aquele furtado anteriormente. Esta constatação surpreendeu o casal, que retornou à residência e ao chegarem encontraram o interior do imóvel todo revirado e perceberam que os ladrões haviam levado uma TV de 20 polegadas, um aparelho de som, uma caixinha de música com bijuterias e outros objetos da casa, que não foram encontrados pela polícia. Estes itens furtados teriam sido escondidos no mato ou estariam de posse do marginal que conseguiu escapar. Com isto soube-se que esta outra família também tinha sido alvo dos três marginais. Uma camisa do uniforme de trabalho de um dos moradores desta segunda residência também estava entre os objetos apreendidos. As duas casas invadidas nos Ortizes são próximas uma da outra.

O Delegado Dr. Oscar Garcia Machado Júnior determinou ao Escrivão Adriano Ferreira o indiciamento de Ricardo Augusto de Oliveira por furtos qualificados e corrupção de menores. O ajudante geral alegou que o menor L.V.S.S. e o outro rapaz - aquele que conseguiu fugir - que ele diz não conhecer, lhe pediram para ele buscar "uns bagulhos" nos Ortizes e foi então que os furtos ocorreram. 

Ricardo, que até então não tinha ficha policial, foi transferido para a Cadeia Transitória de São Roque, enquanto o menor L.V.S.S., pela enésima (expressão usada para qualificar um número indefinido) vez foi entregue à responsabilidade de sua mãe, sob o compromisso de comparecerem perante a Promotoria, que irá decidir seu o menor infrator com dezenas de atos infracionais - de tráfico e em sua maioria de furto - em seu nome, será encaminhado à Fundação Casa, onde já ficou internado por vários meses , a fim de ser submetido a medidas sócio-educativas, conforme previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O Gol Special 1998 branco, placas CWK-2644 de propriedade de Ricardo foi apreendido. Os objetos apreendidos foram devolvidos a seus legítimos donos. O registro da ocorrência foi finalizado somente durante a madrugada.