JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Polícia Militar apreende menores que agrediram comerciante em arrastão

Mercadorias furtadas recuperadas (rádio, fone de ouvido e tênis)
foram entregues ao comerciante. Celulares dos menores infratores
foram devolvidos a eles após averiguação

Foto: Bom Dia Piedade
Três adolescentes de 16 anos de idade foram apreendidos pela Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (28), após furtarem mercadorias de uma loja na rua Araújo Leite, centro da cidade. A ocorrência, aparentemente banal, diante da realidade que vivemos ultimamente, demonstra-se mais grave do que se possa supor inicialmente, pois, no dia anterior os mesmos menores de idade espancaram o dono da mesma loja em plena rua, depois de terem subtraído um par de tênis do estabelecimento. Outras lojas teriam sido furtadas pelo grupo de delinquentes, contudo, as vítimas, por temerem represálias dos autores, não prestaram queixas junto às autoridades policiais.


O flagrante de furto se deu na tarde de hoje (28), porém, o fato mais grave aconteceu no início da noite de ontem. De acordo com a vítima, um comerciante chinês de 40 anos de idade, às 18h26min desta quarta-feira (27), três rapazes passaram em frente à loja de artigos importados e variedades, situada na rua Araújo Leite, em frente ao Mercado Municipal, e um deles, I.S.J., residente no Parque São Bento, Sorocaba, pegou um par de tênis e saiu andando tranquilamente pela calçada.

Uma funcionária do estabelecimento viu o furto, avisou seu patrão, que imediatamente saiu correndo atrás dos adolescentes. A esposa da vítima também seguiu em perseguição aos infratores, até que em seguida o comerciante conseguiu alcançá-los e pegou o par de tênis das mãos do menor. Os rapazes ficaram revoltados com a atitude do comerciante, jogaram-no ao chão e passaram a desferir socos e pontapés contra a vítima. Após a covarde agressão, os infratores saiam correndo sem levar o par de tênis que haviam furtado.  Após publicação desta matéria, uma testemunha entrou em contato com o Blog "Bom Dia Piedade" e afirmou que seis adolescentes participaram da selvageria contra o comerciante, que só não apanhou mais, por que algumas pessoas intervieram e os agressores saíam correndo. O comerciante acionou a Polícia Militar, foram efetuadas buscas pelo centro da cidade e bairros da periferia, porém, os autores do roubo não foram localizados. Outros estabelecimentos comerciais teriam sido alvo dos mesmos menores, ação conhecida como "arrastão", uma vez que foram feitas denúncias por telefone sobre similar ação delituosa destes indivíduos, contudo, não foram formalizadas queixas dos ocorridos, por que as vitimas temiam sofrer represálias dos menores. 

Na tarde desta quinta-feira (28), por volta das 14h30min, os mesmos adolescentes voltaram à mesma loja e em atitude de desafio, novamente furtaram mercadorias do estabelecimento e saíram caminhando pela rua. A vítima acionou a Polícia Militar informando o rumo tomado pelos delinquentes. Os Soldados Dias e Denis foram acionados e rapidamente localizaram os menores ao final da rua Araújo Leite. Efetuada a abordagem aos suspeitos, um deles o mesmo menor acusado de furtar o tênis no dia anterior, carregava uma sacola que continha um pequeno rádio portátil da marca CMIK (uma miniatura de televisor), um fone de ouvido preto e um par de tênis feminino nas cores branco e lilás. 

Os menores foram detidos, levados à Delegacia de Polícia, onde o comerciante espancado e sua esposa, os reconheceram como os autores do delito e da violência praticadas no dia anterior. O casal também afirmou que as mercadorias apreendidas com I.S.J. haviam sido furtadas nesta quinta-feira (28). Os outros adolescentes, também de 16 anos de idade, foram identificados como L.F.T.L., morador do bairro do Poço e A.P.S., residente no Jardim Sinibaldi. O comerciante agredido foi submetido a exame de corpo de delito. Um dos adolescentes disse apenas que estava dando um "rolé" pelo centro da cidade. Os celulares dos infratores chegaram a ser apreendidos, mas, foram devolvidos a eles posteriormente.

Como não houve o flagrante do roubo de ontem - uma vez que a vítima mesmo tendo recuperado o par de tênis, foi espancada pelos menores - e pelo fato do furto praticado hoje não se deu com emprego de violência, o Delegado Dr. Oscar Garcia Machado Júnior, liberou os três menores de idade sob a responsabilidade dos pais, com o compromisso de todos comparecerem perante ao Ministério Público (Promotoria), cuja autoridade judiciária avaliará se os menores delinquentes serão enviados à Fundação Casa a fim de serem submetidos a medidas sócio-educativas. O trios foi citado em boletins de ocorrência de furto e roubo, elaborados pela Policial Civil Elza. As mercadorias recuperadas pelos Soldados Denis e Dias foram devolvidas aos comerciantes.