terça-feira, 7 de outubro de 2014

Fossas saturadas trazem transtorno e mal-estar a moradores dos Paulas e Mendes

Material usado para retirada do esgoto das fossas
Foto: Bom Dia Piedade
Moradores de 14 das 56 casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida na Rua Boleslavas Juskeviciius, Bairro Paulas e Mendes, vem convivendo há mais de três meses com um problema bastante desagradável: o esgoto que vaza das sete fossas que implantadas em frente aos imóveis. Cada fossa recebe os detritos de duas casas geminadas. Segundo a prefeitura, a solução definitiva virá com a instalação de uma rede coletora de esgoto aos fundos das moradias, porém, trata-se de uma medida que depende de uma série de trâmites burocráticos. Enquanto isto não acontece a prefeitura realiza a retirada do esgoto com caminhões terceirizados apropriados para tal serviço, contudo, a queixa dos moradores é de que este serviço é feito a cada dois meses, gerando novo acúmulo de esgoto, mau cheiro, desconforto e risco de doenças.


Valetas não resolveram o problema e 
trouxeram mais transtorno
Foto: Bom Dia Piedade
A queixa partiu de uma moradora de uma das 14 moradias situadas na parte inferior do pequeno conjunto habitacional. Estes imóveis não contam com rede coletora de esgoto. As outras 42 casas tem o material orgânico despejado na rede que serve uma das travessas da Rua Boleslavas Juskevicius.

De acordo com algumas pessoas que já residem há pouco mais de três meses as fossas ficaram saturas e o fétido esgoto começou a vazar na frente de suas casas. A Prefeitura de Piedade foi comunicada e cerca de um mês depois uma caminhão de uma empresas terceirizada efetuou a retirada dos detritos. Passaram-se dois meses e não ocorria novo esgotamento das fossas, até que após o Blog "Bom Dia Piedade" questionar a administração municipal sobre a demora na tomada desta medida paliativa, na terça-feira, 30 de setembro houve nova retirada de esgoto destas sete fossas.

Móveis e outros objetos descartados 
irregularmente
Foto: Bom Dia Piedade
De acordo com os moradores  a retirada do esgoto deve ser feita a cada 15 dias, período em que as fossas chegam ao seu limite máximo. "Aos finais de semana fica ainda pior o mau-cheiro do esgoto. As pessoas ficam mais tempo em suas casas, e daí é mais esgoto vazando das fossas, é terrível, a prefeitura tem que dar um jeito nisso", desabafou a moradora de um dos imóveis entregues no dia 26 de abril de 2013.



Água utilizada em pias e tanques de algumas 
casas é despejada nas valetas
Foto: Bom Dia Piedade

Porém, os moradores esperam pela solução definitiva e adequada para a questão. Segundo alguns deles ouvidos pela reportagem do "Bom Dia Piedade", há dois meses funcionários da prefeitura utilizando máquinas e caminhões, abriram valetas aos fundos dos imóveis para a implantação de uma rede de captação de esgoto, mas, o serviço foi apenas iniciado, os buracos que destruíram a rua utilizada pelos moradores, lá permanecem e, em alguns deles está sendo despejada água dos tanques, pias e chuveiros destas moradias.  Além disso estas valetas representam perigo, pois, há cerca de um mês uma mulher machucou a perna ao cair em uma das valetas e ainda o fato de que a rua de terra que existia atrás das casas não existe mais e era por onde caminhões levavam compras, faziam entrega de material para construção e alguns guardavam seus carros nos fundos dos imóveis, para que os veículos não ficassem na rua. A reportagem do "Bom Dia Piedade" constatou que na parte de trás de uma das casas vários objetos estão sendo descartados de maneira irregular junto a uma área verde.

Enquanto solução não vem moradores convivem com os buracos
abertos pela prefeitura

Foto: Bom Dia Piedade
Segundo a Prefeitura de Piedade, após enviarmos questionamentos sobre esta questão,  já foi elaborado projeto para a implantação de um sistema de captação do esgoto destas 14 casas, mas, para que isto venha a acontecer é preciso desaproprias uma área aos fundos das moradias e trata-se de um procedimento burocrático que demanda tempo. Ainda não há uma previsão precisa para que esta rede de captação seja efetivamente instalada e o problema resolvido.


A Prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva, por meio de sua assessoria, informou que irá baixar um decreto de utilidade pública para desapropriar a área onde será instalado o sistema de captação de esgoto, que será então depositado nos dutos do emissário da Sabesp que direciona os detritos até à Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Boa Vista. Embora dependa de licença da Sabesp e outros órgãos, a medida tem caráter de urgência, segundo a administração municipal.