quarta-feira, 10 de junho de 2015

Prefeitura de Piedade recebe homenagem por Cadastro Ambiental Rural

A Prefeitura de Piedade atingiu um dos maiores números de cadastros realizados no projeto do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) e recebeu uma homenagem do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, no último domingo (7).

Além da prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB), representantes da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente compareceram à solenidade, que teve a presença do Governador do Estado Geraldo Alckmin. Ao todo foram registrados cerca de dois mil cadastros de propriedades rurais no projeto, que é de extrema importância para a elaboração de políticas públicas do município e fundamental para o produtor rural.

Sem o cadastro ele tem dificuldades de registro da propriedade, acesso a linhas de créditos e muitos outros fatores. Estamos muito contentes com esta homenagem, mas principalmente com as pessoas que serão beneficiadas”, diz Fabiana Soares, responsável pela Coordenadoria de Meio Ambiente.

Prefeita Maria Vicentina e membros da Diretoria de Agricultura
e Meio Ambiente de Piedade
O evento foi realizado no Parque Villa Lobos, na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Portão 2, Espaço Ouvillas – Alto dos Pinheiros, São Paulo.

Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) - é um registro público, eletrônico, de abrangência nacional feito junto ao órgão ambiental competente. Criado pelo Novo Código Florestal Brasileiro, Lei n.º 12.651 de 25 de maio de 2012 e regulamentado pelo Decreto nº 7.830, de 17 de outubro de 2012, o registro é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o CAR é fundamental para o crescimento econômico dos produtores rurais. Em busca de ações sustentáveis, cada vez mais, as principais cadeias produtivas, sejam elas frigoríficos, compradores de grãos, granjas, agroindústrias, etc., investem na aquisição de produtos ambientalmente corretos de produtores que possuem o CAR. O documento passou a ser fundamental para quem procura linhas de financiamento bancário.

Para realizar o cadastro, procure a Diretoria de Agricultura, no endereço: Avenida Coração de Jesus, 298, Centro. É necessário levar os seguintes documentos: RG, CPF, Endereço, Telefone, E-mail, Endereço do Imóvel, CCIR, Matrícula ou documento de posse do imóvel, UTM – Coordenadas, além dos documentos pessoais do proprietário. Outras informações podem ser obtidas no telefone: (15) 3344-2205.

Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade