quarta-feira, 1 de julho de 2015

Prefeitos da região se reúnem em Piedade para discutir gestão de resíduos sólidos

Debate sobre a adequada gestão de
resíduos sólidos nos municípios da região
Nesta terça-feira (30), na sede da Educação Municipal, a prefeita de Piedade Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva recebeu representantes das cidades que compõem o Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CERISO). O objetivo foi discutir a criação do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS).

Estiveram presentes os prefeitos dos municípios vizinhos: Mara Lucia Ferreira de Melo, de Araçoiaba da Serra; Antonio Del Bem Junior, de Cerquilho; Heitor Camarin Junior, de Laranjal Paulista e Carlos Vieira de Andrade, de Quadra. Também compareceram cerca de 40 autoridades ligadas ao Meio Ambiente dos municípios de Alambari, Araçariguama, Bofete, Boituva, Conchas, Ibiúna, Jumirim, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, Sarapuí, Sorocaba, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra e Votorantim. O evento foi conduzido por representantes da CETESB da região de Sorocaba.
Vicentina apregoa a união dos municípios para reduzir custos e
encontrar soluções para os problemas em comum

A pauta central do evento foi o Plano Regional de Resíduos Sólidos, que, segundo Osmar Borzacchini, Diretor de Agricultura e Meio Ambiente de Piedade e secretário do CERISO, é uma iniciativa para que todos os municípios que participam do consórcio pensem coletivamente e de maneira integrada soluções para os resíduos que produzem. “Juntos, poderemos reduzir custos, solucionar problemas comuns, em conformidade com o plano Estadual de Resíduos Sólidos”, disse. Ele informou ainda que o primeiro passo, que foi iniciar um estudo conjunto para elaborar este plano, já foi dado. “A próxima reunião para tratar do assunto já foi agendada para o próximo dia 23 de julho”, anunciou.

O futuro plano deverá levar em consideração critérios sociais, ambientais e econômicos. De acordo com a prefeita Maria Vicentina, a questão dos resíduos sólidos deve ser pensada a partir da educação ambiental, da conscientização da população sobre o que é lixo e o que não é, do trabalho com a coleta seletiva, do manejo do que deve ser descartado (resíduos urbanos, de saúde, construção civil, entre outros) até a disposição final do material.  

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade