A Secretaria Municipal de Saúde de Piedade recebeu, no final da tarde do dia 13 de março, a confirmação da terceira morte humana por febre amarela silvestre no município. O óbito foi confirmado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba por meio do Instituto Adolfo Lutz (IAL).
A munícipe tinha 39 anos de idade, trabalhava como carvoeira e morava no bairro Rio do Peixe. Conforme relato dos profissionais da área da saúde, a moradora recebeu dose fracionada da vacina no dia 15 de fevereiro no Ambulatório Médico e veio a ter os primeiros sintomas de febre amarela no dia 20 de fevereiro. Ela deu entrada na Santa Casa de Misericórdia de Piedade e foi encaminhada ao Hospital das Clínicas, no dia 24 de fevereiro, em São Paulo. O óbito veio a acontecer no dia 26 de fevereiro e a confirmação da causa da morte foi realizada após período de exames.
Segundo informações da Secretaria da Saúde, a vacina demora 10 dias para fazer efeito e quando a munícipe foi vacinada ela não relatou nenhum sintoma de doença (febre, vômitos, dores no corpo) quando questionada. A Vigilância Sanitária do município realizou campanha de vacinação casa a casa no bairro Rio do Peixe no dia 1 de fevereiro, antes da manifestação da doença pela paciente.
Após o recebimento da confirmação da morte da munícipe, equipes da Vigilância estiveram no bairro para fazer a vistoria do local e bloqueio sanitário em área de 150 metros em torno da residência da mesma.
98% DA POPULAÇÃO VACINADA