Atualmente, o imposto só pode ser pago à vista ou em três vezes, sem a opção do cartão.
O deputado estadual Edmir Chedid (DEM) apresentou projeto de lei que prevê o parcelamento do IPVA em até 12 vezes no cartão de crédito para todos os proprietários de veículos emplacados no Estado de São Paulo.
Segundo o deputado, a flexibilização do pagamento amenizaria a pressão sobre o orçamento das famílias no início do ano e contribuiria para a redução do índice de inadimplência do IPVA.
“No início do ano, registram-se os maiores índices de endividamento. Segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), 53,3% das famílias brasileiras começaram o mês de janeiro de 2018 com alguma dívida”, sustentou o parlamentar na justificativa do projeto.
“A situação econômica dos brasileiros, que já é desfavorável devido aos baixos salários que não acompanham o elevado custo de vida, sofre maior agravo pela cobrança do IPVA e do IPTU no início do ano. Todos esses fatores corroboram com a dificuldade financeira da população especialmente nesse período”, completou.