sexta-feira, 19 de julho de 2019

Com 91,25% do público alvo vacinado, Piedade atingiu meta estipulada pelo Ministério da Saúde

Nesta semana a Prefeitura de Piedade confirmou a primeira morte do ano causada pelo vírus H1N1. A vítima foi uma mulher de 49 anos que faleceu no dia 16 de junho. Ainda de acordo com a administração municipal, existe um segundo caso suspeito de H1N1 que aguarda confirmação.

A Campanha de Vacinação Contra Influenza é realizada pelo Ministério da Saúde em todo território nacional. Ela se encerrou no dia 14 de junho e foi aberta a toda população. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a cobertura vacinal em Piedade chegou 91,25% e atingiu a meta da campanha estipulada pelo Ministério da Saúde que era de 90%.

Foram priorizados o atendimento de gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de seis anos de idade, idosos (a partir dos 60 anos), indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento.

Houve campanha de divulgação nos veículos de comunicação oficiais e imprensa local e Dia D para aplicação da vacina realizado em 4 de maio. Além do Ambulatório, a ESF Bairro dos Leites, ESF Bairro Miguel Russo, UBS Sarapuí dos Luz, PACS Correias, UBS Vila Moraes, ESF Godinhos e UBS Bateia aplicaram as vacinas. Em 2018, foram confirmados cinco casos de Influenza no município e três foram a óbito. Neste ano foi confirmado um caso que veio a óbito no dia 16 de junho. Há também um caso sob suspeita que aguarda resultado de exame.