Professores, alunos e demais trabalhadores da unidade de ensino estão engajados no aprendizado
Referência em inclusão social no município. A Escola Professor “Paschoal Visconti”, localizada no Bairro Garcias, realiza importante trabalho de ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em 2019, professores, alunos e demais trabalhadores atuantes na unidade escolar estão engajados no aprendizado da linguagem. “Para a inclusão acontecer, todos devem caminhar juntos”, afirma Lenita Machado, diretora da escola.
Esse trabalho é executado por conta da condição do aluno Vinícius Camargo, do 3º ano, que possui deficiência auditiva, mas se comunica perfeitamente com todos na escola. “Colegas, merendeiras e monitores. Aqui todos sabem libras. A escola se integrou a ele. Isso só ocorre de verdade quando temos essa parte humana. Precisamos nos colocar no lugar da criança”, destaca a Diretora.
O local tem ampla sinalização em libras para facilitar a comunicação de todos. A mãe do aluno, Daniela Camargo, aprova a abordagem realizada. “Fui até a fonoaudióloga e mostrei o trabalho da escola. Ela disse que estão de parabéns. Meu filho passa na Genética (especialidade médica) e ela me perguntou se ele sofre bullyng. Eu disse que não, pois a unidade trabalha muito com as crianças. Aqui elas o tratam como um ouvinte”, garante.
A Coordenadora Silvana Pereira relata que Vinícius é um ótimo aluno. “Ele apresenta resultados excelentes. Se não fecha com 9,0 ele fecha com 10,0”, aponta a educadora. Esses números são possíveis graças as apostilas em libras oferecidas pela escola. “Faz muita diferença, pois antes das libras ele só copiava. Hoje eu sei que ele entende”, afirma a mãe do garoto.
Perguntado sobre sua matéria favorita, Vinícius afirma ser artes, mas é nos cálculos que ele tem se destacado. “Vejo o desempenho dele em matemática e observo uma mente com capacidades incríveis. Se eu não tivesse o conhecimento em libras jamais conseguiria entender”, relata Flávia Jesus, monitora escolar e voluntária no ensino de libras. Flávia está na unidade de ensino desde 2018. “É uma grande experiência com o Vi. Diariamente ele se mostra capaz de superar todos os limites”, complementa.
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A educadora conta que sua motivação para aprender língua de sinais. “Em 2011, entrou uma pessoa com deficiência auditiva na igreja e tentou falar comigo. Eu não consegui me comunicar para explicar o que ocorria ali naquele momento. A pessoa saiu e nunca mais voltou ao local”, discorre. Desde então ela passou a estudar e se atualizar ano após ano. “Coloquei isso no meu coração”, acrescenta.
Além do empenho da Escola, a causa recebe todo o apoio necessário da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer. “Oferecemos o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em libras semanalmente para esses alunos. O atendimento individualizado e trabalha as habilidades necessárias para o melhor desenvolvimento do estudante em sala de aula”, confirma Felipe Campanholi, Secretário de Educação.
De acordo com o setor, existem outros dois casos na Rede Municipal de Ensino. “Eles também já recebem acompanhamento. Um está em processo de aprendizagem das libras e vai ser integrado na sala de aula com auxílio de interprete. A família do outro estudante optou pela abordagem oralista”, salienta.
Para Lenita Machado, Diretora da “Paschoal Visconti”, o ideal é que as libras passem a ser uma matéria na matriz curricular. “Meu sonho é que eles saiam da escola, vejam uma placa escrita lá fora e saibam identificar o que está escrito. Que cheguem num ponto de ônibus e consigam se comunicar. Assim como exigem o inglês, deveriam ensinar libras”, relata.
Desde 2002, a Libras é reconhecida por lei como uma língua oficial do país. Em Piedade, toda demanda da educação inclusiva é atendida. “Aqui conseguimos auxiliar pontualmente todos os nossos alunos desse público-alvo. A escola deve ser a principal esfera de preocupação para favorecer a plena participação da pessoa com deficiência nas mais diversas instâncias”, finaliza a Secretaria de Educação.
Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade


