quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Transporte de estudantes e bônus de educadores geram inúmeras queixas no município

Medidas de contenção de despesas da prefeitura atingem educadores e alunos da rede pública municipal e estadual, que dependem de transporte escolar. Em pesquisa feita pelo Bom Dia Piedade, constatamos que houve aumento real - 2019 em relação a 2018 descontada a inflação - nos valores repassados pelo Governo Federal ao município.

De acordo com informações obtidas junto a motoristas contratados pela Prefeitura de Piedade, 24 vans deixaram de circular a partir de segunda-feira (2). A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer alega que "o transporte não foi suspenso, foi reorganizado e está sendo realizado pela frota própria."

Importante ressaltar que no calendário escolar do município, as aulas estão previstas até o dia 18 de dezembro, já nas escolas estaduais o ano letivo segue até o próximo dia 13.

Contudo, a determinação atinge centenas de estudantes que utilizam as vans no trajeto de suas casas para as escolas, afinal, a frota própria da prefeitura não terá condições físicas de preencher todas as linhas que eram feitas exclusivamente pelas vans, isto é óbvio.

Os donos das vans alegam prejuízo com a interrupção do contrato, pois, têm compromissos financeiros a cumprir que já estavam assumidos, e ainda, com os monitores de transporte, exigência para a prestação do serviço.

Ainda de acordo com a Secretaria de Educação alguns transportadores contratados que tiveram o serviço suspenso estão sendo reconvocados, conforme as reclamações vão surgindo. "Estamos resolvendo cada caso pontualmente, com as escolas e com os pais que entram em contato", respondeu o Secretário de Educação, Felipe Campanholi, a uma mãe numa página da rede social.

Outro ponto tem gerado insatisfação entre educadores. O bônus de assiduidade que é pago aos 267 profissionais da rede municipal de ensino que não têm faltas injustificadas ou licenças médicas, não receberam o valor de R$ 400 que vinha sendo pago mensalmente pela prefeitura.

O valor referente ao mês de dezembro também está sob risco, uma vez que a Secretaria de Educação afirma que depende de aumento no repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), para honrar com este compromisso.

Este bônus é pago há anos ao quadro do magistério no município. Em resposta ao Bom Dia Piedade a Secretaria de Educação justifica confirmou que o  bônus está suspenso por falta de recurso oriundos do Fundeb. "Esperamos que venha um valor a mais que o previsto no recurso de dezembro (Fundeb) para que seja normalizado, caso contrário não será possível o pagamento", respondeu a secretaria.