A ação se deu nesta sexta-feira (18), na região da Cachoeira da Fumaça, numa ação conjunta da GCM de Piedade e seguranças da empresa de monitoramento do Parque Estadual do Jurupará.
Quatro palmiteiros foram presos por volta das 17h30min de ontem, acusados de cometerem crime ambiental, porte de droga e posse irregular de armamento.
Os agentes da Guarda Civil Municipal de Piedade (GCM) Santos, Misael e Vidal prestaram apoio aos seguranças do Legado das Águas, que atuam área de preservação permanente e que haviam detectado a ação de palmiteiros na região da Cachoeira da Fumaça.
Dois dos acusados foram surpreendidos no rancho que servia como base da quadrilha ambiental e, outros dois comparsas foram pegos numa trilha, onde estavam empilhados 287 caules de palmito da espécie Juçara, que haviam sido cortados pelos criminosos.
Com dois dos indivíduos foram apreendidas duas porções de maconha, uma de 31 gramas e outra de 11,8 gramas.
Num outro rancho usado havia três apitos usados na caça de aves conhecidos como "Piu", além de três cartuchos calibre 28 intactos e outros 19 de calibres 24 (15 cartuchos), 28 (2) e 32 (2) deflagrados. Várias armadilhas de caça espalhadas pela mata foram destruídas.
Os quatro suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Piedade (SP). O delegado plantonista Milton Andreolli determinou que o quarteto fosse indiciado por crime ambiental, posse de droga, posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e liberou os acusados que responderão aos processos em liberdade.
Os palmitos apreendidos foram doados a uma instituição beneficente sem fins lucrativos de Piedade, onde moram dezenas de idosos.
Espécie bastante ameaçada na natureza, o palmito Juçara é bastante apreciado por muita gente. A variedade de palmeira tem importante papel na alimentação de dezenas de aves e mamíferos silvestres. São tucanos, jacutingas, jacus, sabiás e arapongas são os principais responsáveis pela dispersão das sementes, enquanto cotias, antas, catetos, esquilos e muitos outros animais se beneficiam das suas sementes e frutos.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância do palmeira Juçara para a preservação da Mata Atlântica.