Rodrigo Manga (Republicanos), Prefeito de Sorocaba (SP) pediu a imediata intervenção do governo estadual no controle da vazão da barragem de Itupararanga.
A medida foi divulgada durante uma coletiva de imprensa na noite desta terça-feira (17). Conforme explanado pelo chefe do executivo sorocabano, foi feito um pedido para a CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) responsável pela gestão da represa sobre um plano emergencial, contudo, não houve resposta imediata. Confira no vídeo abaixo:
Manga sinalizou que a medida deve ser tomada para que não haja riscos de extravasamento da barragem de Itupararanga e do Rio Sorocaba, uma vez que a empresa aumentou em quatro vezes a vazão de água, devido ao nível do reservatório ter atingido 60% de sua capacidade.
Um ofício foi caminhado ao governo do estado pedindo a intervenção para que possa ser feito o controle de hora em hora com a Defesa Civil e também o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE).
Questionada sobre a situação, a CBA negou qualquer risco iminente. Confira abaixo a nota da empresa:
"A CBA esclarece que a barragem da UHE Itupararanga está segura e não há nenhum risco de rompimento. Em reunião realizada hoje (17/01) com o SAAE e a Defesa Civil do município de Sorocaba, a CBA esclareceu sobre sistema de gestão para controle e amortecimento de cheias, com o objetivo de equilibrar o volume de água advinda das chuvas e evitar o vertimento, que é a passagem de água pelos arcos da barragem.
A Companhia ainda informa que possui um centro de monitoramento que faz a gestão e o controle do reservatório 24h/dia. Considerando a previsão meteorológica para as próximas semanas, não existe expectativa de vertimento de água. Caso haja alteração neste cenário, a CBA informará previamente os órgãos competentes."
Fontes: G1 Sorocaba e