quarta-feira, 27 de março de 2024

Festival de inovação, criatividade e sustentabilidade vai agitar a região na próxima semana


A Universidade de Sorocaba (Uniso) vai sediar, nos dias 5 e 6 de abril, o evento MOBI - Mobilidade, Inovação e Criatividade na Região Metropolitana de Sorocaba, que promete agitar o meio universitário e as indústrias da região com palestras inovadoras no campo da mobilidade, inovação e economia descarbonizada. As atividades pré-evento já começam na segunda-feira, dia 1º.

Quem está à frente do MOBI é o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT UNISOTECH) da Uniso, com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas), InvestSP, Caixa Econômica Federal, Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), entre outros.

O professor Marcelo Silvani, coordenador do evento, destaca que o MOBI - Mobilidade, Inovação e Criatividade na Região Metropolitana de Sorocaba vem para mostrar que o futuro apresenta diversos desafios sobre temas como mobilidade e descarbonização e que a inovação tecnológica é uma realidade que tende a beneficiar os estudantes, empresários dos diversos setores e as cidades, de forma geral.

A abrangência do evento vai além da Região Metropolitana de Sorocaba. Representantes de outros municípios estão confirmando participação no evento, como o prefeito da cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves, que estará no Fórum de Desenvolvimento Regional - com início na sexta-feira, dia 5, e continuidade no sábado.

PRÉ-EVENTOUma semana com várias atividades marcará o aquecimento para o evento, o Agita MOBI, a partir de segunda-feira (dia 1/4). As atividades acontecerão no Espaço Arena, na Biblioteca, Cidade Universitária da Uniso, sempre das 14h30 às 17 horas. Confira a programação:
  • 01/04 - Veolia Day – abertura da semana: Desafios Complexos - ESG: Quem já falava do assunto antes de se popularizar / Nelson Cancellara Presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba;
  • 02/04 - ESG (FIT- Instituto de Tecnologia);
  • 03/04 - Energia Solar Fotovoltaica e Armazenamento de Energia - Raffaele Manzo / Mercado Livre de Energia - Danielle D. Fermoselles / Carros elétricos: Mercado de Carregadores Elétricos e Infraestrutura - Alexandre Abdala Jr.;
  • 04/04 - Ecoeficiência e Descarbonização - Joyce Françoso / A Importância da Mulher no Mercado de Trabalho: Conquistas e Desafios - Renata Macedo.

Trânsito Feliz - Novas atividades foram incluídas no MOBI, como o programa educativo Trânsito Feliz, que tem o objetivo de conscientizar estudantes e adultos em relação a comportamentos preventivos no trânsito. Esse programa é oferecido pela plataforma digital SIMCODER, da SIM Inova.

O programa disponibiliza maquetes digitais que simulam o funcionamento do trânsito em uma cidade, de forma interativa.  As maquetes foram projetadas para diversos públicos, a partir de 4 anos, com atividades adequadas para cada faixa etária. Assim, crianças de 4 a 6 anos podem participar da criação de uma cidade virtual, aprendendo de forma lúdica sobre o mundo do trânsito.

Para as crianças de 7 a 14 anos, são apresentadas situações do cotidiano, de modo que possam propor soluções sobre segurança, acessibilidade, qualidade de vida e fluidez no trânsito.

Já o público a partir de 15 anos pode navegar em uma maquete com construções, sinalização vertical e horizontal, semáforos eletrônicos automatizados e caracterização urbanística customizada, por meio de veículos com câmeras, controlados remotamente por volantes instalados em cockpits imersivos.

Informações e inscrições: www.mobirms.com.br