quinta-feira, 25 de abril de 2024

Santa Casa emite esclarecimento sobre transferências de pacientes e vagas em UTI

Com intuito de esclarecer dúvidas sobre como se dá a liberação de vagas para transferência de pacientes que precisam de internação em UTI, de procedimentos médicos complexos ou especialidades médicas em outras unidades hospitalares, a Santa Casa de Misericórdia de Piedade enviou nota de esclarecimento sobre esta questão:

"Devido a mal entendidos e informações desencontradas sobre quem tem responsabilidade de liberação de vagas pelo sistema CROSS, segue esclarecimento da Santa Casa de Piedade.

Pacientes que chegam à Santa Casa e necessitam de atendimento de maior complexidade são cadastrados no sistema CROSS - ferramenta gerida exclusivamente pelo Governo do Estado de São Paulo.

É por meio desse procedimento que são feitas as remoções para hospitais de referência e UTI, quando se trata de casos mais graves.

Todas as demandas do CROSS são administradas pela Secretaria Estadual de Saúde. A Santa Casa cadastra o paciente e sinaliza a necessidade, porém, as vagas são de responsabilidade do órgão governamental, de acordo com critérios como: gravidade do caso, proximidade do paciente ao hospital e disponibilidade de leitos na região.

A SANTA CASA CONSEGUE LIBERAÇÃO DE VAGAS CROSS?

Não. Esse sistema é informatizado e operado EXCLUSIVAMENTE por técnicos do Estado de São Paulo. A Santa Casa não consegue "agilizar" ou "segurar" a remoção de pacientes.   

Aqueles que chegam ao nosso hospital e necessitam de remoção aguardarão em nossos leitos, tendo todo o atendimento e cuidados necessários até a liberação da vaga."

Texto enviado pela Diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Piedade