As pessoas acham que jamais acontecerá com elas, porém, de repente recebem uma ligação pelo WhatsApp que é desligada antes que se atenda e em seguida vêm as mensagens com a eficiente e habitual narrativa dos golpistas: "oi, salva meu novo número aí, porque tive que mudar de celular".
Os motivos da troca de aparelho são diversos e, há casos, em que os marginais alegam que o aparelho caiu dentro do vaso sanitário. O pai ou a mãe ficam atônitos, muito preocupados com a situação que seus amados filhos estariam passando. Este é gatilho para o golpe obter sucesso, o desespero dos pais.
Os dois últimos delitos desta natureza registrados pela Polícia Civil de Piedade aconteceram na tarde de terça-feira (11). No primeiro caso uma mulher enviou duas transferências Pix no total de R$ 2,1 mil para contas indicadas pelo suposto filho. Já no outro golpe, uma pessoa pagou um boleto enviado por um estelionatário que se passava pela filha.
Em ambos os crimes, como é de praxe nestes casos, o golpista alega que a troca de número impede de utilizar o aplicativo do banco, que precisa pagar uma conta e que devolve o valor no dia seguinte.
Para quem critica as vítimas fica o alerta para que também fique atento ou atenta às situações inusitadas que possam surgir e assim, não sejam as próximas pessoas a ter prejuízo por causa da extremada preocupação com os filhos.
Os crimes estão sob investigação por parte da Polícia Civil.