Na tarde de 20 de julho, por volta das 15h47, a mãe de do menino de apenas 1 ano e 3 meses, chegou à Base da polícia em pânico. Seu filho havia acabado de se alimentar de cereal quando parou de respirar, ficando com o corpo rígido e roxo.
Diante da gravidade da situação, o Cabo PM Vinícius com apoio do Cabo Leandro e Soldado Alexandria, agiu rapidamente. Ao ser informado sobre o possível engasgo e perceber que a criança não estava chorando, o policial iniciou imediatamente a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias aéreas.
Graças à rápida intervenção do Cabo Vinícius, o bebê voltou a respirar e a chorar, ainda fraco. Em poucos minutos, uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao local e conduziu a criança para a Santa Casa de Piedade para uma avaliação médica mais completa.
O desfecho feliz deste caso demonstra a importância da atuação rápida e eficaz dos profissionais de segurança pública em situações de emergência. A ação do Cabo Vinícius salvou a vida da criança e trouxe alívio para toda a família.