A vítima, uma mulher de 60 anos de idade, estava trabalhando quando alguém se passou pela sua filha e pediu R$ 5 mil emprestado para comprar um celular novo.
Em meio às atribulações do seu serviço, a dedicada mãe não se atentou à possibilidade de golpe para tal pedido e atendeu à solicitação do estelionatário, ao enviar um Pix para a conta determinada por ele.
Somente ais tarde ao conversar com sua filha que a mulher soube que havia caído num golpe. O caso foi registrado em boletim de ocorrência junto à Polícia Civil e segue sob investigação.
O que fazer em situações como esta - O Banco Central criou o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para facilitar a devolução de valores em caso de fraude. O pedido de devolução deve ser feito na instituição financeira em até 80 dias após a data da transação.
O banco que recebeu o dinheiro será notificado e monitorará a conta para identificar transações suspeitas. Se a fraude for identificada em até 7 dias, o valor será estornado.
Em caso de falha operacional no ambiente Pix, o cliente deve entrar em contato com o banco em até 80 dias para solicitar a devolução dos valores.
