![]() |
Método arcaico - Para receber dinheiro retirado irregularmente da conta cliente tem que copiar à mão dados numa folha em branco Foto: Bom Dia Piedade |
Em plena era digital, não é a primeira vez que pessoas da mesma família tem que copiar com caneta os dados de um extrato emitido pelo Banco do Brasil para que possam reaver suas economias sacadas indevidamente. São quatro meses de fraudes sem solução e os casos só aumentam. Situação começa a gerar insegurança entre os clientes do Banco do Brasil.
A pouco mais de dois meses constatamos que uma cliente da instituição financeira teve que passar as informações impressas num formulário (extrato) para uma folha em branco. Na manhã desta sexta-feira (09), nossa reportagem soube com irmãos desta vítima que também tiveram que copiar todos os dados do extrato, para só assim poder solicitar o ressarcimento dos valores que, segundo a dona da conta poupança junto à Agência 6630 (antiga Nossa Caixa), foram retirados de maneira irregular.
![]() |
Foto: Arquivo - Bom Dia Piedade |
Dentre os vários lançamentos, estão diversas compra eletrônicas e alguns saques realizados no últimos dias, que atingem o valor de R$ 2.144,34. Segundo os dois irmãos que compareceram à Delegacia de Polícia nesta manhã, em cerca de duas semanas a irmã deles foi reembolsada dos valores. No caso recente constatado a alguns dias, após a efetivação da queixa de saque indevido em Boletim de Ocorrência, a instituição financeira, em se confirmando ter havido fraude nas operações que lesaram a nova vítima, o dinheiro será devidamente ressarcido.
Apesar da atitude responsável e idônea do Bando do Brasil no ressarcimento de mais de R$ 500 mil em centenas de saques fraudulentos efetuados nos últimos quatro meses, a sensação de insegurança dos correntistas, poupadores e beneficiários do INSS que mantém conta na instituição financeira mais antiga do país, com mais de 204 anos de história, começa a aumentar. As perguntas que ficam são: como é que a tanto tempo acontecem as fraudes e além de não identificarem os autores o banco não consegue sanar o problema? Porquê o Banco do Brasil não quer que a Polícia Civil investigue o caso, dificultando o trabalho dos investigadores? Se há uma investigação interna, qual o resultado obtido com a mesma, uma vez, que se tratando de uma estatal federal, seria obrigação da direção da instituição bancária dar satisfação do que está acontecendo, afinal, trata-se de uma empresa pública? E por fim, quem paga todo este prejuízo, o banco, os acionistas ou os correntistas?