JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Transporte coletivo volta à normalidade nesta sexta-feira (8), em Piedade (SP)

Empresa de ônibus Élvio cumpriu a primeira parte do acordo sugerido pela Justiça do Trabalho e motoristas decidiram pelo fim da greve.

A paralisação iniciada na última segunda-feira (4), pelos motoristas da Viação Élvio chega ao fim. Na tarde desta quinta-feira (7), a empresa quitou 50% dos salários referentes ao mês de junho, a outra metade deverá ser paga até o dia próximo 31 de julho.

A Élvio tinha até às 17 horas de hoje para liquidar esta primeira parte do acordo feito com o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Sorocaba e Região, em audiência realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região Campinas (SP), na terça-feira (5). Representantes da Prefeitura de Piedade também estiveram presentes à reunião.

Ainda como parte do acordo feito entre as partes, a empresa de ônibus se comprometeu a pagar integralmente os salários de julho até o 5º dia útil de agosto de 2022; (ítem 3 do acordo)* quitação dos valores em atraso, inclusive vale-alimentação e diferenças salarias em aberto, até 31 de agosto de 2022; restabelecimento do plano de saúde a partir de 1º de setembro de 2022; abono dos dias de paralisação.

Além destes compromissos, foi sugerido que até 31 de julho de 2022, a Viação Élvio e o Sindicato identificarão os direitos trabalhistas pendentes para a quitação até 31 de agosto de 2022, nos termos do ítem 3*.

Neste mesmo período, a empresa e a Prefeitura de Piedade deverão examinar a possibilidade de reajuste das tarifas e o que mais couber para o eventual saneamento das dificuldades econômicas atuais.

Segundo um representante da Viação Élvio, a empresa discutirá nos próximos dias a ampliação dos horários das linhas existentes e o reajuste das passagens, porém, por enquanto, não há nada definido em relação a estas questões.