JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

terça-feira, 4 de abril de 2023

Dicas para evitar golpes com contas bancária invadidas remotamente

A ação de criminosos virtuais, os hackers, que usam as redes sociais, como WhatsApp, Instagram e Facebook, e-mails e mensagens SMS, para acessar contas via celular, notebook ou outros dispositivos é cada vez mais comum.

E isto acontece por causa do descuido das vítimas. Para tentar evitar com que as pessoas caiam nestes golpes, seguem algumas orientações importantes.

Acesso Remoto - Neste golpe, o fraudador tenta te convencer a fazer o download de aplicativos que parecem legítimos, mas permitem o acesso ao seu dispositivo de maneira remota. Tudo através de um programa que o próprio usuário instalou, sem que exista qualquer tipo de brecha de segurança nos apps dos bancos.

Eles também enviam promoções tentadoras de doações de brindes e outras oportunidades imperdíveis, mas, que na verdade são iscas para invadir seu aparelho e acessar sua conta bancárias. Ao tentar aproveitar tais molezas, as pessoas acessam um link e efetuam procedimentos para ter direito ao que é oferecido por alguma grande empresa. Porém, o site é falso e o ótimo presente vira um enorme prejuízo.

Para se proteger desse tipo de situação, é fundamental também que você atualize o aplicativo de seu banco com as últimas atualizações de segurança e tenha cuidado ao atender ligações que pareçam ser de uma central de atendimento ou ao baixar aplicativos desconhecidos.

Além disso, confira outras dicas de segurança:

  • Nunca baixe aplicativos fora das lojas oficiais;
  • Nenhum banco irá te ligar ou mandar mensagem pedindo dados ou para instalar qualquer aplicativo;
  • Mesmo que confirmem seus dados pessoais, desconfie. Muitos desses dados são encontrados na internet;
  • Desconfie de ofertas de dinheiro fácil em troca da instalação de algum aplicativo;
  • Cuidado com o que parece ser urgente, e não ceda à pressão.
Em caso de dúvida - e nestes casos isto é muito importante, duvidar - entre em contato com o seu banco  pelos canais oficiais ou vá até a agência onde mantém sua conta. Nestas situações, é melhor perder um pouco de tempo, do que o seu dinheiro.

Fonte: Nubank